O tecido biodegradável

Os tecidos usados para a fabricação de produtos de moda praia, em geral, são sintéticos pois os sintéticos possuem características próprias que atendem perfeitamente as necessidades deste mercado. Eles são muito resistentes, amassam pouco, têm propriedades elásticas, retém bem as cores e não retém líquidos, ou seja, secam rápido.  

Ao contrário dos tecidos de fibras naturais, como os de algodão ou de seda, por exemplo, as fibras sintéticas não são encontradas na natureza, elas são produzidas em laboratório a partir de moléculas de plástico. Sim, é isso mesmo, todos os tecidos sintéticos são derivados do plástico o que significa que um tecido de poliamida comum, a famosa “lycra”* vai durar em torno de 150 anos na natureza. Considerando que a primeira fibra de poliamida foi sintetizada em laboratório na década de 1930, podemos dizer que toda poliamida produzida no mundo até hoje ainda existe e está por aí poluindo o nosso planeta.

A boa notícia é que, recentemente, um destes laboratórios desenvolveu o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo, cuja fórmula foi aprimorada para permitir que as roupas feitas com este fio se decomponham rapidamente (aproximadamente 4 anos) após serem descartadas em aterros sanitários. É a partir deste fio que os nossos tecidos são produzidos exclusivamente no Brasil. 

Além do toque macio, conforto, leveza, proteção solar UV 50+ e alta qualidade, nossos produtos oferecem também sustentabilidade. E não só através dos tecidos biodegradáveis mas também através do compromisso de não fazer uso de plásticos em nossos processos e embalagens.

Atualmente o plástico é o maior problema ambiental de que já se teve noticia. Ele dura séculos na natureza por isso nunca nenhum plástico produzido até hoje se decompôs porém eles se quebram em micro partículas que estão se acumulando principalmente em meios marinhos. Estima-se que em 2050 teremos mais plásticos do que peixes no mar.

Alternativas sustentáveis são, hoje em dia, mais do que uma opção mas uma obrigação no desenvolvimento de novos produtos.

Precisamos começar a consumir com consciência ambiental exigindo produtos ecológicos e sustentáveis.


Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published